quarta-feira, 2 de março de 2011

BIOGRAFIA DE GINETTA E ABERTURA DE PROCESSO ECLESIÁSTICO





SERVA DE DEUS GINETTA CALLIARI

Nasceu: 15 DE Outubro DE 1918 em Trento - Itália
Morreu: 08 de março de 2001 – São Paulo - Brasil

Em seus 42 anos de permanência no Brasil, Ginetta não poupou energias na difusão de uma cultura da fraternidade. Tendo o amor como fundamento de sua ação, além de se tornar uma líder espiritual para milhares de brasileiros, ela suscitou diversas obras sociais e culturais inspiradas nos ideais da Unidade e da Fraternidade que caracterizam o Movimento dos Focolares. Foi uma das principais propulsoras da Economia de Comunhão, um projeto que reúne empresas de diferentes setores que colocam parte de seus lucros a serviço da promoção humana e social de pessoas carentes.
Integrou o grupo que trouxe os Focolares...
Ginetta Calliari nasceu em Trento (Itália).




Esteve ao lado de Chiara Lubich na fundação e consolidação do Movimento dos Focolares – reconhecido oficialmente pela Igreja Católica como "Obra de Maria". O Movimento surgiu em 1943 e nestes 64 anos provocou uma verdadeira renovação espiritual e social envolvendo mais de 4,5 milhões de pessoas de todas as idades, raças, culturas, condições sociais e convicções religiosas, em 198 países (cf. www.focolare.org). Aos 25 de outubro de 1959, acompanhada de outras três focolarinas e quatro focolarinos, Ginetta chegou ao Brasil para dar início ao Movimento, residindo inicialmente na cidade de Recife até o ano de 1969 quando muda-se para Vargem Grande Paulista, SP, onde dá início a construção da Mariápolis Araceli, hoje denominada Mariápolis Ginetta. No Recife construiu a Mariápolis Santa Maria, no município de Igarassu –PE.. .
…para o Brasil, onde contam 300 mil membros
O Brasil foi a primeira nação fora da Europa onde uma seção do Movimento dos Focolares foi constituída. Atualmente conta cerca de 300 mil membros e 61 centros de difusão no país. De lá viajou pelo país inteiro para fundar e consolidar comunidades de Norte a Sul do Brasil.
Ginetta foi ainda a propulsora com outros membros do Movimento, de muitos projetos sociais no Brasil, convencida de que, somente formando “homens novos” imbuídos da mentalidade e da prática do Evangelho, será possível construir uma sociedade nova, marcada pela fraternidade. Por isso, doa tudo de si para que se concretize e se difunda o projeto Economia de Comunhão (EdC) e o Movimento Político pela Unidade (MPpU).
Deus burila o seu caráter com muitas purificações físicas e espirituais. No último período de sua vida, ao lado de uma Ginetta forte, exigente consigo mesma e com as pessoas a ela confiadas, encontramos uma Ginetta, mais compreensiva, cheia de misericórdia pelas fraquezas dos outros, paciente e refinada nas mínimas expressões de amor.

No dia 8 de março de 2007, na Catedral de Osasco, SP, Dom Ercílio Turco, após ter presidido uma solene missa com a presença de nove Bispos, 40 padres, muitos Religiosos, Religiosas, Seminaristas, o povo católico que lotava a Catedral, inclusive com delegações de representantes de Igrejas Evangélicas, Judeus, Budistas, e Autoridades políticas, instalou com solenidade o Processo de Beatificação e Canonização de Ginetta Calliari.






ORAÇÃO

Santíssima Trindade, acendestes no coração de Ginetta a fé incondicional nas palavras do Evangelho e na Providência Divina, bem como grande caridade e ardente zelo pela realização do testamento de Jesus: a UNIDADE.
Concedei que, se for Vossa Vontade, sua vida seja apresentada como modelo de santidade para a Igreja. Que o exemplo de sua vida nos ajude a concentrarmos, também nós, a mente, as forças e o coração no amor a Jesus Crucificado e Abandonado, caminho para a Unidade, e no cumprimento constante de Vossa Vontade, tendo como modelo Maria Santíssima.
Concedei-nos, por sua intercessão, se for Vossa Vontade, a graça que vos pedimos. Amém

Dom Ercílio Turco – Bispo de Osasco - SP


Alcançando graças por intercessão de Ginetta Calliari, favor comunicar à Postulação da Causa de Beatificação e Canonização.
Rua Rozário Gaspar, Nº 196 – 6730 – 000 – Vargem Grande Paulista – SP
Fone: (0xx71) 4159.1496 – e-mail: cginetta@terra,com.br

As ofertas para as despesas do Processo podem ser depositadas na conta corrente nº 2007-9 – Banco do Brasil, agência 3583 – 1
ASSOCIAÇÃO GINETTA CALLIARI


Mulher forte e sensível aos problemas sociais
Era uma mulher forte, profundamente sensibilizada pelos problemas sociais, pela justiça, pelo desejo de resgatar a dignidade humana em todos os níveis, que fez do Evangelho o seu código de vida. Ginetta faleceu no dia 8 de março de 2001, deixando atrás de si uma vida rica de frutos e obras, um exemplo luminoso. Leia, a seguir, um trecho do diário de Ginetta: "Quando cheguei em Recife, no dia 5 de novembro de 1959, foi um choque para mim ver…





Lançamento de livro biográfico de Ginetta
"…a desigualdade social, a discriminação, a fome que transparecia nos rostos. Disse a mim mesma: aqui não é possível ficar numa atitude passiva. Alguma coisa deve mudar. O que deve mudar? O homem. Pensei: é preciso ter homens com uma mentalidade nova para que nasçam estruturas novas e, conseqüentemente, cidades novas, um povo novo". Ainda nesta quinta-feira (8/3), após a cerimônia de abertura do processo, será lançado o livro biográfico: "Ginetta. Uma vida pelo Ideal da Unidade" (Editora Cidade Nova), organizado por Sandra Ferreira Ribeiro.

«Que todos sejam um». (Jo 17,21) Foi para estas palavras que nós nascemos, para a unidade, para ajudar a realizá-la no mundo. Chiara Lubich

O testemunho de Ginetta: o Evangelho, revolução social
Teve início, no dia 8 de março de 2007, o processo de beatificação de uma das primeiras companheiras de Chiara Lubich, Ginetta Calliari, entre as iniciadoras do Movimento dos Focolares no Brasil.

No dia 8 de março de 2007, após seis anos da morte de uma das principais protagonistas do Movimento dos Focolares no Brasil – Ginetta Calliari – a Igreja católica deu início ao estudo de sua vida, com a instauração do processo de beatificação, na perspectiva de reconhecê-la com modelo de vida cristã. A abertura do processo acontecerá na catedral de Osasco, região metropolitana de São Paulo, às 20 horas.
Muitas lideranças religiosas, políticas e de movimentos sociais de diversas tendências tiveram em Ginetta uma grande líder espiritual e uma fonte de inspiração em seus ideais e ações. Em seus 42 anos de permanência no Brasil, Ginetta não poupou energias na difusão de uma cultura da fraternidade, o Ideal da unidade, que caracteriza o Movimento dos Focolares. Com uma fé potente na força transformadora do Evangelho, além de se tornar uma líder espiritual para milhares de brasileiros, ela suscitou diversas obras sociais e culturais.

Foi uma das principais propulsoras da Economia de Comunhão, um projeto lançado por Chiara Lubich, justamente no Brasil, para contribuir na extinção da distância entre ricos e pobres, reunindo empresas de diferentes setores que colocam parte de seus lucros a serviço da promoção humana e social de pessoas carentes.
Ginetta Calliari (1918-2001), nasceu em Trento (Itália), esteve ao lado de Chiara Lubich desde o início do Movimento dos Focolares, nos anos 40. Em 1959 esteve entre os primeiros jovens focolarinos que vieram para o Brasil, o primeiro país fora da Europa em que uma seção do Movimento dos Focolares foi constituída. Atualmente conta com cerca de 300 mil adeptos e 61 centros de difusão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário